sexta-feira, 3 de julho de 2009

Formação para Pregadores

Aqui neste Blog você terá a oportunidade de ler textos, artigos,enfim assuntos relacionados a formação espiritual do servo do ministério de pregação da Renovação Carismática Católica.Bem como assuntos pertinentes aos grupos de orações!Você também pode colaborar mandando seu artigo,textos, idéias,fazendo a sua pergunta relacionada a Igreja Católica Apostólcia Romana.mande seu email para Ralfrcc@hotmail.com ,

ou deixe seu comentário!!

abraços fraternais!
Elementos práticos
para o ministério de pregação no Grupo de Oração

O MINISTÉRIO DE PREGAÇÃO NO GO

O ministério de Pregação consiste em um serviço prestado no âmbito da RCC por uma equipe que ministra a Palavra de Deus no GO a partir do Batismo no Espírito Santo.
É importante que cada GO (dioceses, Estados e Brasil) tenha ministérios de Pregação compostos por pregadores capazes de proclamarem o primeiro anúncio – querigma – e o ensino de forma correta, no qual diz respeito ao conteúdo e à metodologia, assim como com toda a unção do Espírito Santo que se faz necessária.
Neste ministério devem estar os servos que tem o dom de ensinar, de falar sob a unção do Espírito Santo.

1. Quem pode participar do ministério de pregação?
Os servos do Grupo de Oração que se sintam chamados por Deus para a pregação, desde que tenham participação efetiva no GO, participado do Seminário de Vida no Espírito, vivência dos sacramentos e testemunho de vida coerente.

2. Como se confirma este ministério?
A confirmação do Ministério se dá em pelo menos em três níveis:
Por meio das autoridades: a coordenação do grupo organiza e distribui os serviços conforme a estrutura existente, ela procura identificar os carismas que surgem espontaneamente pedindo o este discernimento é espiritual.
Pelos frutos: “Pelos seus frutos o conhecereis” (Mt 7,20). Os frutos do ministério não podem ser medidos em quantidade mas em qualidade, pelo aumento da fé, pelas conversões, etc. (pense nos frutos que algumas pregações trouxeram para sua vida)
Pela comunidade: ela torna-se o termômetro de confirmação do ministério pelas impressões que são emitidas, a aceitação, a participação da assembléia que indica quando a pregação é profética, madura e imbuída de realidade concreta.


CONCEITO:

O ministério de pregação no Grupo de Oração é a equipe responsável pelo ensino, instrução e proclamação querigmática da Palavra de Deus.

Apostila nº02 “Grupo de Oração”
EPA (Escola Paulo Apóstolo)

Ministério vem do latim e significa serviço. Pregação é um dom do Espírito Santo e é também uma técnica de elocução (técnica de exprimir ou expressar). É um carisma que leva o evangelizador a fielmente proclamar a revelação divina sob a unção do Espírito Santo, de forma energética, ousada, profética, viva, ardorosa, atraente e eficaz.

Darcides Pires da Silva, Formação de Pregadores e Formadores,
Oratória Sacra V.1


Portanto, Ministério de Pregação é o serviço que se presta na RCC com dois objetivos complementares: um é formar pregadores e o outro é ministrar a pregação.

Lázaro Praxedes de Oliveira, Ministério de Pregação,
RCC Responde nº. 9
A PREGAÇÃO

O que é a pregação? É a comunicação da pessoa de Deus aos Homens e o meio de comunicar é a Palavra. Em Hebreu, palavra significa algo que sai do coração.
A pregação sai do coração de Deus e penetra no coração do homem como uma espada, o que se espera como resposta é a fé que gera nova vida. (Hb 4,12)
Jesus nos deu essa missão – “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”, missão esta de pregar a Palavra, que é o próprio Cristo, verbo encarnado, Boa Nova da Salvação a toda criatura para que creiam e se convertam!

Portanto a pregação tem 3 dimensões:

1. Missão – é um envio – (Jo 7,28) (Jo 8, 26)
2. Objeto (conteúdo) – é a Boa Nova – o Cristo (Jo 7,29) (Jo 8, 28)
3. Fruto – fé e conversão (a uma Pessoa- Jesus). (Jo 7,31) (Jo 8, 30)

A pregação de Jesus

“Jamais homem algum falou como este homem!”... (Jo 7,46)
Que Pregação! Até os soldados que foram prendê-lo desistiram da tarefa, após ouvi-lo. Jesus pregou eficazmente. Despertou a fé nos ouvintes e apontou-lhes a Salvação, isto é, Ele mesmo e abriu-lhes o coração para que recebessem do Espírito Santo. Jesus pregava a verdade de maneira simples, direta e ardorosa (Lc 24, 32). Sua pregação era querigmática.
Querigma quer dizer: primeiro anuncio. Pregações querigmáticas são como as feitas pelos Apóstolos que falavam àqueles que ainda não haviam recebido o Espírito Santo. Para facilitar a compreensão do povo o querigma foi organizado em torno de seis idéias principais, que são: o amor de Deus, a realidade pecadora do homem (pecado), a salvação de Jesus (Jesus Salvador), a fé e a conversão, o Batismo no Espírito Santo e comunidade como fruto do Espírito Santo.
Mas a pregação querigmática por si só, não é garantia de eficácia e poder. Para produzir fruto, ela deverá também ser ungida, ardorosa e entendida por quem dela necessitar.


A pregação no Grupo de Oração

A Pregação no GO deverá ser ungida, clara, objetiva, com linguagem simples, entusiasmada, adequada à assembléia, bem fundamentada na Sagrada Escritura e realizada sob a ação do Espírito Santo. Nos grupos de oração deve ser querigmática, ou seja, o primeiro anúncio tem que ser levado com unção e poder, pois se trata da Palavra de Deus.
Não é aconselhável que pessoas que não participam da RCC preguem no GO, pois o principal objetivo do GO é levar aos seus participantes a experiência do Batismo no Espírito Santo, elemento básico da espiritualidade da RCC. É impossível para alguém que não vive esta espiritualidade levá-la às outras pessoas, ele não pode pregar o que não vive. Quanto aos temas catequéticos (fé católica, doutrina da Igreja, etc), estes podem ser ministrados também por diáconos, padres que sejam da RCC, mas o indicado para GO são temas querigmáticos.
O PREGADOR

O pregador não é o que fala bem, mas aquele que sabe ouvir, ou o que, mais sabe, mas sim aquele que se importa somente com Jesus e por isso é cheio do poder do Espírito Santo, para produzir a fé. (ICor 2,1-5)
O fundamental do pregador é saber escutar. Moisés, Paulo e tantos outros, realizaram um bom serviço porque “gastaram” tempo escutando a Deus, primeiro.
O que dá vida a pregação não é a voz, a inflexão ou qualquer outro recurso, mas a Palavra de Deus ruminada no coração, na oração e meditação que gera vida “interior”.
O pregador é voz, e não Palavra, ele é voz do Verbo.


“É preciso acima de tudo falar com Deus para falar de Deus”

Ser pregador é ser discípulo, buscando estar constantemente com o mestre.
Para ser um discípulo pregador é preciso ter:

a) Experiência de Salvação – o pregador fala do que viveu, precisa experimentar a graça para levá-la aos outros.
b) Zelo pelo Evangelho – o pregador tem que ser um apaixonado por Jesus e sua obra. O zelo é um fogo impagável no coração.
c) Testemunho de vida – O testemunho é autêntico da pregação, temos que lutar para não pecar e invalidar com isso, o evangelho que pregamos.

A pessoa do pregador:

· Batizado no Espírito Santo
· Dócil ao Espírito e aberto aos carismas para que a pregação seja eficaz.
· Pessoa de oração
· Pessoa de fé
· Tem a experiência da salvação pessoal
· Testemunho plenamente aquilo que anuncia
· Que tem zelo pelo evangelho
· Que seja fiel e ame a Igreja
· Obediência
· Membro efetivo de um GO da RCC.


O perfil do pregador

Este é marcado por três características:
· Amor
· Abertura ao Espírito Santo
· Gosto pela formação





PREGADOR UNGIDO, PREGADOR OUSADO

Chamamos pregador ungido aquele que prega sob a ação do Espírito Santo, para isso é preciso ser ousado! Considerando que a pregação é um ministério sobrenatural, deve-se contar com a graça de Deus para realizá-la. (1 Cor 2,1-5) A inspiração (unção) para a pregação poderá ser: Revelação pública (A Bíblia, documentos da Igreja, etc); Testemunho (Palavra de Deus vivida); Revelação privada (o que o Senhor quer que eu fale?) Isto é algo muito sério, precisamos ouvir do Senhor o que ele quer de nós para não por em risco a evangelização. Jesus tinha duas formas de evangelizar: com pregação e com obras!

Como se preparar para a pregação no GO.

Antes - inspiração
Durante - submissão
Depois – avaliação
· Preparação espiritual (ouvir, jejuar e orar)
· Estudo da Palavra
· Cuidado com apresentação física
· pontualidade

· autoridade espiritual
· a voz (tom, volume)
· os olhos
· a face
· as mãos (mensagens)
· o corpo (expressão)
· os pés
· a respiração
· as roupas e acessórios
· os recursos (ruídos)
· o tempo
· acolher os frutos
· anotar novas idéias
· fazer avaliação
· zelar pelo testemunho

“a pregação nunca termina”

Como organizar a pregação.

Uma ótima inspiração pode se perder numa pregação desordenada.
É fato que o Espírito capacita e unge, mas é Bíblico que Deus ajuda aquele que faz a sua parte. Uma forma de zelar pela inspiração para que ela não seja prejudicada ou barrada pelo nervosismo ou improviso utilizamos os roteiros de pregação, uma estrutura de pregação concatenada, onde o Espírito Santo poderá agir com liberdade e criatividade.

Vejamos dois modelos de roteiro para pregação: (roteiro simplificado) Lc 19, 1-10


Ambientação

Levar o ouvinte ao contexto da passagem bíblica em riqueza de detalhes, visualizando personagens, lugares e comportamentos para extrair do texto aquilo que não é obvio, mas uma nova mensagem.

Aplicação
Trazer esta mensagem para a realidade do ouvinte chamando-o para a ação, para uma metanóia.

Exemplificação
Ilustrar com testemunho, parábolas e acontecimentos fixando a mensagem

Oração
Orar sobre a mensagem pregada pedindo a graça de Deus nas vidas destas pessoas.



A forma clássica (Roteirizarão)



Introdução
Parte mais curta da pregação, tem como objetivo animar a assembléia sobre o que se vai pregar.



Motivação = motiva-se a assembléia a ouvir a pregação, deve-se prender a atenção de todos.
Apresentação = exposição breve e geral do plano da pregação trazendo as idéias chaves.


Lovado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Hoje estou aqui para, em nome de Jesus apresentar-lhe a salvação. Você buscou em ajuda em tantos lugares, mas não encontrou, creia, Jesus vem até você para te ajudar, Ele tem poder para salvar você e mudar sua vida! Veremos nesta pregação que só Jesus salva e todo aquele que crê será salvo! (Lc 19,1 -10)


Desenvolvimento
É o corpo da pregação, sua maior parte, onde as idéias chaves (até 3) são argumentadas uma a uma. Para cada idéia chave pode-se acrescentar até 3 itens (testemunho, confirmação bíblica, parábolas...)
Obs.: para pregações curtas aconselha-se utilizar entre 1 e 2 idéias chaves para não dispersar os ouvintes evitando confusão de idéias.



Idéia chave =
item 1
item 2






Idéia chave =
item 1
item 2


Só Jesus salva
é o filho de Deus (Jo 3, 16-18)
É o único Salvador
(At 4,12)

Todo aquele que crê será salvo
1. em termos práticos: salvo da morte, do pecado, e para a vida eterna. Ex. madalena. Pedro... é só clamar (Rom 10,13)
2. testemunho pessoal: eu acreditei e a salvação entrou em minha vida e em minha casa (Lc 19,9a)



Peroração
Muitas vezes a pregação é salva por uma boa a peroração (conclusão).



Resumo = breve apanhado da pregação relembrando as idéias e mensagem principal.
Convite à ação = rega-se a pregação com o chamado à ação para que a Palavra seja eficaz.
Oração final


Jesus é o filho de Deus, A salvação está sem eu nome e em nenhum outro. Ele salva-nos da morte, do pecado, do sofrimento... basta crer no poder de Jesus e clamar seu nome. Quando você fizer isso a salvação entrará em sua vida e o que parecia impossível acontecerá!
Oração: Jesus neste nome há poder.

Lembrete: A apresentação do pregador deve ser feita pelo coordenador do GO, caso seja um pregador convidado. Se esta apresentação não for feita pelo coordenador é importante que o pregador a faça de maneira breve: nome, estado civil, etc, para não comprometer a motivação e todo o clima da pregação.





Em que momento deve ocorrer a pregação no Grupo de Oração?

Não existe um esquema determinado para GO, o Espírito Santo é criativo! Mas é necessário traçar um caminho a ser percorrido, para evitar improvisos desastrosos. O Espírito Santo age sobre aquilo que apresentamos a Ele, se fizermos bem a nossa parte Ele nos ajudará. Vejamos um exemplo de roteiro utilizado pelo GO Senhor Jesus, lembrando que cada Grupo deve traçar um caminho e este deverá estar aberto à moção do Espírito de Deus:


REUNIÃO DE ORAÇÃO (GO)

ATIVIDADE
OBJETIVO
ANIMAÇÃO
Músicas animadas e coreografadas que geram alegria e preparam a assembléia para a oração.
LOUVOR
Oração de elogios a Deus com poderosa ação libertadora
CICLO DE ORAÇÃO CARISMÁTICA
Momento de orações que podem clamar o Sangue de Jesus, ou ser de perdão, cura, súplica, intercessão, adoração ou entrega. Forte momento para pedir o Batismo no Espírito Santo e viver a manifestação dos carismas.
PREGAÇÃO
Palavra de Deus proclamada com unção e ousadia
AÇÃO DE GRAÇAS
Com base na palavra agradecer a Deus pela maravilhas realizadas.
AVISOS
Breves e objetivos.
ENCERRAMENTO
Oração pelos pedidos, pelos visitantes ou aniversariantes.



IMPORTANTE: Pentecostes aconteceu no cenáculo e na presença de Maria, portanto o GO não pode acontecer sem a proteção da mãe, o núcleo deve discernir o melhor momento para se prestar a devoção à Maria na reunião de oração (GO) e fazê-lo em todas as reuniões.


“Que o Espírito Santo nos ilumine, para que nos seja dado a graça de anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, do qual somos embaixadores, prisioneiros. E que saibamos apregoá-lo publicamente e com desassombro, como é o nosso dever!”

Bem vindos!

Irmãos em Cristo sejam Bem vindos a este Blog, precisamos se utilizar de todas as ferramentas possiveis para evangelizar.

Espero superar as expectativas dos leitores levando sempre um artigo, um texto,uma frase,uma palavra que vá ao encontro daquilo que você necessite em sua vida.

Fique com Deus! e que o Nosso Deus todo poderoso possa fazer em nossas vidas milagres,curas e prodigios!


Abraços fraternais!




Ralf Berndt

Pregador da Renovação Carismática Católica

Equipe Estadual de Formação do Ministério de Pregação de Santa Catarina

Arquidiocese de Florianopolis SC!

email ralfrcc@hotmail.com