terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Sagrada escritura na vida pessoal do cristão







Uma prática recomendada pela Igreja



É tão grande o poder e a eficácia que se encerra na palavra de Deus que ela constitui sustentáculo e vigor para a igreja e, para seus filhos, firmeza na Fe, alimento da alma, pura e perene fonte da vida espiritual.

É preciso que o acesso a sagrada Escritura seja amplamente aberto aos fieis.

O Papa Bento XVI, na homilia de encerramento do Sínodo da Palavra, em outubro de 2008, exorta:... a tarefa prioritária no início deste milênio e antes de tudo alimentar-se da Palavra de Deus, para tornar eficaz o compromisso da nova evangelização.

Alguns perigos e Alguns cuidados


Situações e experiência diversas fizeram aparecer textos diferentes, tanto na mensagem ou conteúdo quanto na forma. E aqui esta o maior problema para quem deseja ler a bíblia do começo ao fim, como se ela se tratasse de um único texto ditado, escrito na mesma ordem em que se encontra nas versões que conhecemos hoje. Para entrar em cada livro, é preciso ter em conta a situação que gerou o texto, os problemas que a comunidade enfrentava, para que a finalidade o texto foi escrito.

Muitos fizeram uma leitura ingênua do texto, lendo frases fora de seu contexto, sem levar em conta a mensagem como um todo e, as vezes, até deturpando o sentido do texto bíblico.

Outro perigo é ler a bíblia como se ela tivesse caído do céu como um meteoro. Se a Bíblia é fruto da caminhada do povo de Deus,não dá para desliga-la da nossa vida. Nós entramos no texto bíblico com a nossa historia pessoal e comunitária, para que ela possa nos iluminar. Ela não caiu do céu, mas nasceu do chão da historia, nasceu da busca por terra e liberdade. É por isso que a Bíblia não tem para nós respostas prontas.

Do mesmo modo, é preciso estar atento para não cair, no fundamentalismo, ou seja, tomar a Bíblia “ao Pé da letra”. A ideia que os judeus tinham de história, por exemplo, não é a mesma que nós temos, quando lemos os livros históricos, não é o caso de buscarmos neles descrições dos fatos como encontramos nos livros de história atuais. A narrativa da criação do mundo em seis dias, assim, não pode ser lida como relato temporal: trata-se de maneira usada para descrever a presença e a ação amorosa e poderosa de Deus na criação e sustentação do universo.

A LECTIO DIVINA : Uma leitura orante da Sagrada Escritura.


Entre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura, existe uma privilegiada , á qual todos somos convidados: á Lectio Divina ou exercício de leitura orante da Sagrada Escritura. Esta leitura orante bem praticada conduz ao encontro com Jesus , mestre, ao conhecimento do mistério de Jesus Senhor do universo. Com seus quatro momentos: Leitura, meditação, oração, contemplação , a leitura orante favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo semelhante ao modo de tantos personagens do Evangelho:

Nicodemos e sua ânsia de vida eterna (Jo 3, 1-21);
Samaritana e seu desejo de culto verdadeiro (Jo 4, 1-42)
O cego de nascimento e seu desejo de ver a luz interior (Jo 9);
Zaqueu e sua vontade de ser diferente (Lc 19, 1-10)

Todos eles, graças a esse encontro, foram iluminados e se abriram á experiência da misericórdia do Pai que se oferece por sua Palavra de Verdade e vida. Não abriram o coração para algo do Messias, mas ao próprio Messias, caminho de crescimento “maturidade conforme a sua plenitude” processo de discipulado, de comunhão com os irmãos e de compromisso com a sociedade.

A lectio Divina é um método da leitura da Sagrada Escritura que vem sendo praticado por muitas pessoas na vida da Igreja, especialmente a partir dos tempos do monaquismo. Esta expressão Lectio divina nos foi legada por um dos chamados padres da Igreja Orígenes que viveu pelo final do século II até meados do século III. Orígenes dizia que para se ler a Escritura com proveito é necessário um esforço de atenção e assiduidade, cada dia de novo, tem que voltar á fonte da Escritura, e o que não se consegue com o próprio esforço, deve ser pedido na oração , pois é absolutamente necessário rezar, para se compreender coisas divinas.

Essa proposta de leitura orante foi criteriosamente sistematizada a partir do século XII, quando o monge Guigo de chartreux a organizou em quatro degraus : Leitura , meditação, oração e contemplação, mais tarde acrescentou-se um quinto degrau de ação ),
Dessa sistematização , definiu-se lectio divina é a leitura da Sagrada Escritura feita para suscitar a oração e conduzir á contemplação.
A leitura busca a doçura da vida bem- aventurada, a meditação a encontra, a oração a pede, a contemplação a saboreia. A leitura, em certo modo, leva o alimento sólido á boca, a meditação o mastiga e tritura, a oração extrai o sabor, a contemplação é a própria doçura que alegra e reanima. A leitura atua na casca, a meditação na medula, a oração desejando, a contemplação no amor da doçura conseguida”(Guigo de Chartreux).


O primeiro Degrau: A leitura


É o estudo assíduo da escritura, feito com o Espírito atento.
É o primeiro passo: ler o texto, ler de novo e reler várias vezes, até enteder o que está escrito; feita atentamente e com tempo suficiente, evitar a leitura rápida e superficial.

O Segundo Degrau: a meditação

É uma diligente atividade da mente que, com ajuda da própria razão, procura o conhecimento da verdade oculta.

O Segundo passo é assimilar o que se leu no texto, trazando para a própria vida ou de sua comunidade. É a ruminação do alimento trazido á boca.

O terceiro Degrau: a oração

É o impulso fervoroso do coração para Deus,pedindo que afaste os males e conceda as boas coisas.
O terceiro passo é a nossa resposta a Deus, diante do que foi lido, diante do que ele nos oferece no texto. É a nossa oração: rezar o texto que acabamos de ler tirando dele toda a oração possível.

O Quarto Degrau: a contemplação

É a elevação da mente até sobre si mesma que, suspensa em Deus, sabedoria as alegrias da doçura eterna.
O Quarto passo é por fim, o resultado da leitura que fica nos seus olhos o ajudará a apreciar e a saborear melhor as coisas de Deus e da vida: é a contemplação.

O Quinto Degrau: ação

A interiorização da Palavra de Deus incutirá atitudes de mudança, de conversão pessoal, na vida particular ou comunitária; passe-se agir segundo a orientação prática da palavra lida.
A interiorização da Palavra de Deus incutirá atitudes de mudança, de conversão pessoal, na vida particular ou comunitária, passa-se agir segundo a orientação prática da palavra lida.

Um Plano de Leitura

Seguindo orientações do livro de Reinaldo Bezerra “Bíblia Sagrada, Luz e abrigo para aventura da Vida”.

a) Comece com a primeira carta de São João, Capitulo I. Nos dias seguintes, leia sempre um por dia, os outros quatro capítulos desta primeira carta, a segunda carta de São João , que tem só um capitulo. E a terceira carta de São João, que também só tem um capitulo.


Recomendações

Leia as explicações do rodapé de sua bíblia, sublinhe;
Pergunte-se ao ler cada capitulo: o que Deus está dizendo para mim hoje nesta leitura?

b) Um livro que facilita e predispõe o nosso coração para a oração e o livro dos salmos.

c)Leia o Evangelho de São Joao
d) Leia o Evangelho de São Marcos
e) Depois de Marcos, leia
sequencialemnte tanto Oe vangelho de Lucas como os Atos dos apóstolos.
F) agora leia o evangelho de Mateus.
g) Vamos para um novo passo, entrando em contato agora com outro gênero literário da Bíblia: o gênero epistolar ou simplesmente as cartas.
- Cartas de Paulo: Leia as cartas dirigidas ás comunidades na seguinte sequencia:
Carta aos Efésios
Carta aos Filipenses
Carta aos colossenses
I carta aos tessalonicenses
II Carta aos tessalonicenses
Carta aos Galatas
I carta aos Corintios
II Carta aos Corintios
Carta aos Romanos

Cartas Pastorais

I Carta a Timoteo
II Carta a Timoteo
Carta a Tito
Carta a Filêmon
Carta aos Hebreus
Epistolas Católicas
Carta Tiago
I Carta de Pedro
II Carta de Pedro
Carta de Judas

h) Vamos entrar agora na fase de Leitura dos livros do AT.
i) Finalmente, depois dessa etapa, resta para você apenas a leitura do último livro da sagrada escritura: O livro do Apocalipse.

De uma maneira resumida podemos verificar os para leitura orante da palavra:

1. Leitura

O que diz o texto?
Tomar a Bíblia e ler com a convicção de que Deus nos fala.
Numa atitude de interiorização, silenciar-se para ouvir Deus.

2. Meditação:

O que o texto me diz?
Refletir, ruminar, aprofundar, repetir as palavras significativas.
Aplicar a mensagem de hoje.

3. Oração
O que o texto em faz dizer a Deus?
Conversar com Deus a partir do Texto

Responder as interpelações.
Atitudes de adoração, louvor, agradecimento, perdão.

4. Contemplação:
Ver a realidade com os olhos de Deus.
Mergulhar no mistério de Deus.
Saborear Deus.


Fonte: REVISTA RENOVAÇÃO ANO 11 NUMERO 65 NOVEMBRO/DEZEMBRO 2010.
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO BRASIL

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Ralf Berndt

Pregador da Renovação Carismática Católica

Equipe Estadual de Formação do Ministério de Pregação de Santa Catarina

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