quinta-feira, 28 de maio de 2009

. MODELO DE ROTEIRO DE PREGAÇÃO[1]

I – INTRODUÇÃO
- Nosso tema é JESUS SALVADOR (“Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo... Jo 3,16-17)”.
- Jesus (significado da palavra Jesus), Salvação (o que é salvação), na prática, como seremos salvos? Onde e quando seremos salvos?
- Hoje estou aqui para, em nome de Jesus, apresentar-lhes a salvação para a vida eterna, assim como para esta vida. Sim, não precisamos esperar a morte para experimentar a salvação de nosso Senhor Jesus. Veremos nesta pregação que o Senhor veio salvar os filhos e filhas de Deus por inteiro, começando já na vida terrena. Então, desde logo, creia em Jesus. Ele está interessado em resolver os problemas da sua vida. Ele tem poder para salvar você e sua família desta situação angustiante em que se encontra. Ele tem poder para ser a solução que você tem esperado. Isso é o que veremos nesta pregação.
II - DESENVOLVIMENTO
1. JESUS (apresentação de Jesus)
3. Filho de Deus (do Deus vivo: Mt 16,16)
4. A palavra “Jesus” significa Javé salva
5. Jesus: Messias, cumprimento da promessa do Pai
2. SALVAÇÃO
a) Conceito
- História (dramatizada) sobre um homem que estava caindo em um abismo cujo fundo estava cheio de estacas de pontas para cima. Este homem, no limite final de suas forças, foi alcançado por um amigo, livrando-se da morte certa.
b) Jesus já nos salvou
b.1) Único salvador
b.2) Jesus é o caminho e a vida (Jô 14,6)
c) Salvação do pecado (livro “Como Evangelizar os Batizados”, do Prado Flores)
c.1) Salvação das conseqüências do pecado
c.2) Salvação das suas causas
c.3) Justificação
c.4) Remissão/remição
c.5) Redenção
d) Salvação em situações concretas da vida
- Jo 4,1-39
- Jo 8,1-11
3. A SALVAÇÃO, EM TERMOS PRÁTICOS
a) Pessoas salvas por Jesus:
- Zaqueu (Lc 19,1-11)
- A mulher adúltera (Jo 8,1-11)
- Pedro, no lago (Mt 14,30-31)
- O ladrão na cruz (Lc 23,42-43)
b) Chave da Salvação (At 4,12; Rm 10,9-13)
- Crer de coração, confessar a fé com os lábios e invocar a salvação ao Senhor

III – CONCLUSÃO
1. PERORAÇÃO
- Idéias centrais: Jesus é o filho de Deus e é nosso salvador. A salvação está em seu próprio nome. Ele nos salva do pecado, de suas causas e conseqüências. Ele nos salva também em situações concretas de nossa vida, como salvou Pedro de morrer afogado e a mulher adúltera de morrer apedrejada.
- Jesus realmente pode nos salvar. Ele veio para isso, e o demonstrou levando o ladrão da cruz ao Paraíso. E está esperando que você creia nele de coração, confesse com os lábios esta fé e clame por sua salvação, como Pedro clamou no lago e o ladrão clamou na cruz. Quando você fizer isso, ouvirá o Senhor dizer-lhe o que disse a Zaqueu: “Hoje a salvação entrou nesta casa”, e ouvirá, no final da vida terrena, Ele dizer-lhe o que disse ao ladrão no alto da cruz: “Hoje estarás comigo no Paraíso”.
2. ORAÇÃO FINAL
- Orar para que todos creiam em Jesus, de coração.
- Renovar as promessas do batismo, com ênfase para a confissão da fé em Jesus Cristo ressuscitado, salvador, senhor e messias, bem como em sua aceitação como salvador pessoal.
- Levar todos a invocarem a salvação de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna e para as situações de sofrimento da vida terrena, situações concretas, situações que estejam vivendo no momento.

Amém.


[1] Para modelo de ensino poderá ser usado qualquer um dos roteiros deste encontro (PREGAÇÃO, PREGADOR; ENSINO, FORMADOR; REVELAÇÃO PARA A PREGAÇÃO E O ENSINO, E ROTEIRIZAÇÃO

2 comentários:

  1. Querido irmão a paz de Jesus Cristo e o amor de Maria esteja em vosso coração; eu Benedito que sou um iniciante no ministério de pregação esse modelo de roteiro veio me ajudar em muito, muito obrigado e DEUS abençoe.

    ResponderExcluir
  2. valeu meu irmao era o que eu precisava deus te abençoe e as 29 respostas , nota 10 pra voces as bençaos de deus pra voces

    ResponderExcluir

Bem vindos!

Irmãos em Cristo sejam Bem vindos a este Blog, precisamos se utilizar de todas as ferramentas possiveis para evangelizar.

Espero superar as expectativas dos leitores levando sempre um artigo, um texto,uma frase,uma palavra que vá ao encontro daquilo que você necessite em sua vida.

Fique com Deus! e que o Nosso Deus todo poderoso possa fazer em nossas vidas milagres,curas e prodigios!


Abraços fraternais!




Ralf Berndt

Pregador da Renovação Carismática Católica

Equipe Estadual de Formação do Ministério de Pregação de Santa Catarina

Arquidiocese de Florianopolis SC!

email ralfrcc@hotmail.com